SINES - PRAIA VASCO DA GAMA

sábado, 30 de janeiro de 2010

Forte da Nossa Senhora das Sallas - Forte Revelim







Forte do Revelim situa-se no cabo de Sines, na parte sul.
Tinha como função defender, em conjunto com o castelo, a Vila, os seus habitantes, e também as embarcações que atracavam na baía de Sines, dos corsários e da pirataria que proliferavam nesta época na nossa costa.
Estes últimos pretendiam tomar de assalto a Vila de Sines e saquear os seus habitantes. É evidente que a função do Forte era importante, por isso se situa num ponto estratégico, com boa visibilidade.
Quando a guarnição avistava o perigo, era logo alertada toda a população para se refugiar, quer no castelo quer no próprio forte, colocando-se a guarnição nos pontos estratégicos de defesa (onde se encontravam os canhões), estes dispersos ao longo de uma extensão bem protegida, de elevação natural, (que eram rochedos onde hoje passa a estrada com ligação ao terminal petrolífero), que se prolongava desde o Forte até ao Revelim (Calheta).
O Forte remonta ao sé. XVII e está relacionado com outras fortalezas existentes na costa Portuguesa, as mais próximas são em Sesimbra (fortaleza de São Tiago e fortaleza de São Teodósio ou do Cavalo, ambas do séc. XVII) e em Setúbal (castelo de São Filipe), isto a Norte. A Sul temos o Forte do Pessegueiro, o de fora e o da Ilha, ambos do séc. XVII. Mais a Sul surge-nos o castelo de Vila Nova de Milfontes, também do séc. XVII.
Todas estas fortalezas são do mesmo período, tinham a mesma função e situavam-se em locais de vigia.
Há conhecimento do Forte do Revelim (Sines), ter guarnição até ao ano de 1844.

Sem comentários: