SINES - PRAIA VASCO DA GAMA

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Litoral Alentejano e Costa Vicentina



A costa dos encantos

Se o Alentejo é um local especial, com as suas planícies sem fim, as suas cidades bem conservadas e a autenticidade dos seus costumes e tradições, que dizer do respectivo litoral? Entre a foz do Sado, imediatamente a sul de Setúbal, e a foz da ribeira de Odeceixe, a sul da Zambujeira do Mar, estende-se uma costa paradisíaca, ora selvagem, ora acolhedora, alternando praias muito frequentadas com troços de arribas rochosas onde se pode desfrutar de uma Natureza em estado puro.

Da península de Tróia ao cabo Sardão

O extremo norte deste litoral maravilhoso é a península de Tróia, a que se seguem as praias da Comporta e do Carvalhal. É um areal sem fim que só termina lá muito a Sul, no cabo de Sines. Pelo meio as únicas descontinuidades são as lagoas de Melides e de Santo André. Não faltam praias acolhedoras e com espaço para os veraneantes mais exigentes.

A sul de Sines começa o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. Abrange 74.800 ha, ao longo de mais de 100 km de costa, desde o extremo Norte, em São Torpes (arredores de Sines), ainda no Alentejo, até à Ponta de Sagres (já no Algarve). É um dos troços mais bem preservados do litoral europeu. Ao longo desta extensa linha de costa desfilam zonas de areal e dunas com arribas altas. De Sines até à foz do Mira, em Vila Nova de Milfontes, predominam as dunas. A partir daqui, a falésia rochosa começa a marcar presença, ainda que cortada por areais como o Almograve (20 km a sul de Milfontes), para ganhar toda a expressão nesse fantástico cenário natural que é o Cabo Sardão. Para além da mais profunda calma, pode apreciar-se a intensidade das convulsões geológicas que em tempos idos ali se fizeram sentir: os estratos do xisto tanto se apresentam horizontais, como rodados 60 graus para nordeste, como praticamente verticais. A vista junto ao farol é inesquecível.

Praias entre falésias

Para sul do Cabo Sardão é o reino da falésia, somente interrompida por pequenas praias abertas pela desembocadura de linhas de água. Assim acontece na Zambujeira do Mar e no Carvalhal. Nesta praia, a ribeira de Ceixe marca a fronteira entre o Alentejo e o Algarve.

Esta costa recortada e alcantilada é um importante corredor de passagem da avifauna migradora, essencialmente aves de rapina, como a águia-cobreira, e acolhe ainda uma significativa corrente migratória de rolas. Foram já inventariadas perto de 200 espécies de aves que frequentam o parque natural, das quais 30 nidificam nas falésias atlânticas. A extensa faixa costeira entre São Torpes e o Burgau (já no Algarve) é uma área excepcional candidata a Património Mundial da Unesco.

Vila Nova de Milfontes, na foz do rio Mira, é uma das estâncias turísticas mais animadas desta zona, uma excepção ao registo de tranquilidade que a caracteriza. Mais a Sul, a Zambujeira do Mar atrai visitantes de toda a Europa pelo seu pitoresco e pela originalidade das suas praias. Sines é o principal centro urbano a considerar em toda esta faixa litoral de grande beleza, com uma boa oferta cultural e gastronómica e animação nocturna digna de nota

Sem comentários: