SINES - PRAIA VASCO DA GAMA

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ermida da Nossa Senhora das Sallas





ERMIDA DA NOSSA SENHORA DAS SALLAS
A primitiva foi mandada construir no séc. XIII (era do estilo gótico) por D. Betaça.
A ermida actual foi mandada reconstruir no local da anterior, por D. Vasco da Gama, tendo sido terminada no ano de 1529, como se pode ler na placa que se encontra na fachada do lado direito, do lado esquerdo existe também uma placa, mas esta representa as Armas do Gama.
A ermida é um marco muito importante na história dos descobrimentos portugueses, em Sines (0 seu portal é de calcário da Arrábida), pois o seu estilo é Manuelino.
Ela terá servido de Ermida-Fortaleza até à construção do Forte da Nossa Senhora das Sallas (séc. XVII) e depois em conjunto com o forte, não esquecendo o castelo, defenderam por muito tempo a nossa costa e as nossas gentes dos ataques piratas e não só.
Estávamos em 1 de Novembro de 1755 quando se deu o terramoto, como quase todos os monumentos portugueses sofreram danificações, também a Ermida foi afectada, tendo sido recuperada por isso os azulejos são do séc. XVIII (e representam a vida de Mariana).
O Altar-Mor em talha dourada é da época de D. João V (pode-se também ver o Brasão deste Rei).
A Nossa Senhora das Sallas é Padroeira da Vila (agora Cidade) de Sines, assim no dia 15 de Agosto a Santa sai da Ermida, percorre algumas das ruas de Sines, e dá uma volta no mar, nos barcos enfeitados dos pescadores, regressando depois à Ermida.
O imóvel classificado pelo Instituto Português do Património Cultural (Monumento Nacional). Dec. Nº 8518 de 30-11-1922.

1 comentário:

João Marcelino disse...

Your Blog is excellent and has òptimas photographs. Congratulations. It also visits my Blog.
http://panoramicadoalentejo.blogspot.com/
Thanks